#Unaí75Anos: respeito à História da cidade

Criada por decreto estadual em 31 de dezembro de 1943, Unaí foi instalada em 15 de janeiro de 1944. A cidade, comparada com tantas outras mineiras, é uma adolescente ainda. Detentora de um solo extremamente produtivo e de um agronegócio forte, a cidade sempre teve comemorações bastante tímidas de seu próprio aniversário. Nos últimos anos, mesmo com orçamento apertado, a Prefeitura de Unaí conseguiu alcançar muitas parcerias para realizar uma comemoração mais arrojada e carregada de significados. Ainda há muito a ser feito para aumentar a sensação de pertencimento e fortificar a identidade do gentílico unaiense, mas é inegável o progresso visto neste ano.

A cerimônia oficial de comemoração dos 75 anos da cidade começou no dia 15 de janeiro de 2019 às 9h15, na Praça São Cristóvão, com um desfile de marinheiros (ativos e veteranos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília-DF) e guarda mirins do Centro Polivalente de Atividades Sociais, Culturais e Ambientais (Cepasa). Em ritmo de procissão, a multidão de pelo menos mil pessoas acompanharam o desfile até o Parque de Exposições da cidade. A caminhada durou menos de 15 minutos. Vinte minutos depois, já dentro do Salão Rural do Parque de Exposições de Unaí, enquanto alguns ajustes eram feitos e autoridades chegavam, a Banda Municipal Lira Unaiense fez uma apresentação sob a coordenação do maestro Elias, sob o curioso olhar do público e as lentes das câmeras dos smartphones.

Parabéns pra você (Vídeo: Bruno Cidadão)

Em seguida, foi a vez de cantar os parabéns. População e autoridades cantaram o tradicional “Parabéns para você” em torno de um bolo de 75Kg, alusivo à idade da cidade. A secretária de Cultura, Luciana Navarro, e o presidente da Câmara Municipal de Unaí, Carlinhos Demóstenes, e o presidente do Cepasa, Ildeu Pereira, fizeram uso da palavra e agradeceram a presença da população e o empenho de todos os parceiros em realizar a comemoração. José Gomes Branquinho, prefeito municipal, fez um discurso longo explanando detalhes da festa e de como se sentia ao ver este momento acontecendo.

O capitão Ney Anderson, representante do Sétimo Distrito Naval da Marinha do Brasil e do Grupamento de Fuzileiros Navais sediados em Brasília-DF, anunciou que a Banda Marcial da Marinha do Brasil, que se apresentaria logo em seguida, é a mesma banda que tocou no Congresso Nacional durante a cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro, no dia 1° de janeiro deste ano.

A Banda, composta por mais de 60 homens, fez um concerto musical com várias performances incluindo músicas românticas, clássicas e de outros gêneros. O público presente assistiu de pé e ovacionou a banda a cada música tocada. Paralelamente, houve demonstração de equipamentos militares na entrada do Salão do Parque, com militares de prontidão para a explicação aos interessados.

Banda Marcial se apresenta no aniversário de 75 anos de Unaí

O momento do aniversário foi palco também para a entrega dos prêmios da Promoção Natal Premiado, iniciativa da Associação Comercial e Empresarial (Ace) de Unaí-MG. Também foi oportunidade para entrega, pelo Poder Legislativo, da Comenda do Mérito Legislativo Alcides Ribeiro dos Santos, para o empresário Carlos Oberto Correa da Costa, popularmente conhecido como Carlinhos da Safra. Houve oportunidade para entrega de certificados a agentes de segurança da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj) e do Centro Socioeducativo de Unaí, houve espaço para a premiação do concurso cultural promovido para alunos da educação básica “Hunay de onte, de Hoje e Unaí de amanhã”. Com fôlego, ainda houve tempo para homenagear os servidores aposentados em 2018 pela Unaprev, instituto de previdência unaeinse que responde pelos servidores da Prefeitura, Câmara e Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae) de Unaí.

A surpresa ficou por conta da própria Marinha, que após receber homenagens da Prefeitura de Unaí em agradecimento a participação do aniversário da cidade, também presenteou os unaienses. Ex-combatentes da Marinha do Brasil entregaram duas artes navais, uma para o prefeito Branquinho e outra para o presidente do Cepasa, Ildeu Pereira. O momento foi encerrado com a Canção dos Cisnes, performada pela Banda Marcial.

4 comentários sobre “#Unaí75Anos: respeito à História da cidade

  1. Foi lindo. Essa banda da marinha é maravilhosa e do quartel do comandante NEY ANDERSON GUIMARAES DOS SANTOS

    Curtir

Contribua com sua opinião! Aqui é o lugar.